quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Aspectos positivos, negativos e perspectivas da área de RH.

MELHOR entrevistou  executivos sobre os principais aspectos positivos,
 negativos e perspectivas da área de RH.












Márcia Costa, gerente de RH do McDonald's 
Maior erro do RH.Querer o poder. A área de Recursos Humanos  tem o dever fundamental de buscar
 melhorias nas realções de trabalho  como agente que influência as decisões do poder, mas
 de nenhuma forma poderá confundir-se com ele, sob pena de perder capacidade de observação
 da cultura  e de atuação junto ao ser humano.Aspectos positivo e negativo.Um aspecto negativo, é que às vezes falamos coisas que ninguém entende. Precisamos
 melhorar! São vários os aspectos positivos: um deles é a oportunidade de contribuir para o
 desenvolvimento do ser humano e, através disso, trazer resultados perenes para o mundo
 dos negócios. 

Emílio Creto, diretor de RH para a Siemens Mercosul. 

Aspectos positivo e negativo.

O aspecto mais positivo em trabalhar nessa área é que os processos

 são diversificados e não há uma única solução para todos os problemas.
 O cativante é ver a expressão das pessoas quando suas expectativas são
 atingidas em uma negociação. E isso pode ocorrer simultaneamente dos
 dois lados. O importante é que as pessoas saiam satisfeitas, tanto o lado
 da empresa quanto o colaborador. Atualmente, podemos atuar em sinergia
 com os negócios, o que é muito prazeroso, pois possibilita ter uma visão geral da empresa, permite
 sair daquele conceito inicial de RH e participar, de fato, dos resultados da organização.
 

Flávia Pettine, gerente de RH da Open Communications Security 

Aspectos positivo e negativo.
Lidar com pessoas é algo fascinante. Você sempre aprende algo novo e ajuda muitas vezes

 somente ouvindo. O aspecto negativo é desconhecer a si mesmo. Quando isso ocorre, você
 deixa de agir com neutralidade e passa a agir com a sua emoção, correndo o risco de misturar
 papéis, avaliar a situação pelo seu crivo de valores. Enfim, deixa de ser um facilitador e passa a
 ser mais um colaborador da organização.
Excelente gestão de pessoas.
Relacionamento com o grupo. É como numa tribo indígena ou mesmo numa peça de teatro: o

 cacique ou o diretor dita as normas e distribui papéis, tem o respeito e a admiração do grupo,
 pois jogam junto, compartilham os problemas, acatam as sugestões, transmitem conhecimento.
 Gerir pessoas é uma arte de estar bem consigo e transmitir o bem estar.
 

Mozar de Leone Mauro,
Assessor de RH do Hospital Samaritano
 


Excelente gestor

Ter habilidade em ouvir e perceber as deficiências e carências individuais

 e coletivas frente às necessidades requeridas pelas competências do negócio.

Saber criar, planejar e implementar de forma positiva e energizadora. Saber

 servir, entendendo que o RH é uma área prestadora de serviços no conceito mais profundo.



Carlos Lienstadt, gestor corporativo pessoas da Embraco 
Excelente gestor.O gestor de pessoas é aquele profissional que cativa sua equipe na busca de resultados
 significativos por meio da inspiração, do entusiasmo, da liderança efetiva e da orientação
 quanto às necessidades de desenvolvimento de sua equipe. É aquela pessoa que se torna
 referência para sua própria equipe como alguém a ser seguido. Foco em resultados, energia, criatividade, empreendedorismo e resistência à pressão são características de todo grande líder. Mas há também que se ter características como coaching, trabalho em equipe, relacionamento interpessoal, delegação, excelente e frequente feedback e postura ética. 


Alberto Gerhardt, gerente de RH da Schering-Plough 

Aspectos positivo e negativo.O lado positivo é ver o "brilho nos olhos" dos colaboradores, quando os projetos são
 implementados
 e trazem bons resultados para a organização e a felicidade para os colaboradores,
 gerando um clima de satisfação. O aspecto negativo é quando o profissional de RH não
 participa do processo decisório da organização, tornando-se um mero cumpridor de políticas
 e procedimentos definidos pelas outras áreas.Excelente gestão de pessoas.Focar as equipes para trabalhar numa mesma direção. Ter as pessoas envolvidas e
 comprometidas
 com os resultados, alinhando os processos ao planejamento estratégico da organização
. Para 
que isso ocorra, é importante existir uma comunicação transparente, para que o gestor
 tenha credibilidade perante a equipe e, com isso, mobilize todas as áreas para atingir
 plenamente os objetivos organizacionais.
 

Cícero Penha, diretor de talentos humanos corporativo da Algar 

Aspectos positivo e negativo.Positivo: o reconhecimento de ter feito a diferença na vida profissional das pessoas.
 Às vezes, pode ser uma simples mensagem de agradecimento por um aconselhamento
 que levou o profissional a melhorar seu relacionamento com colegas. Negativo: é um
 trabalho estressante porque concilia variáveis humanas com de negócios e nem sempre
 há o reconhecimento de que sua profissão contribui para estratégia da empresa.Excelente gestão de pessoas.Um ambiente de trabalho onde as pessoas sintam que é um lugar excelente para se
 trabalhar, com espaço para sonhar, criar e participar. Onde ninguém precise se
 preocupar em cumprir jornada de trabalho, mas sim com objetivos e resultados. 
Onde o lucro tenha uma parte compartilhada com os talentos da empresa. Para 
conseguir isso é necessário ter a coragem de esquecer um pouco a legislação
 trabalhista, que é retrógrada e castrante, desafiar a alta administração para substituir
 o poder pela responsabilidade, implementar políticas e programas que valorizem as
 pessoas e investir maciçamente em educação corporativa.


Cibele Castro, diretora de RH da GE

Aspectos positivo e negativo.
Um aspecto positivo é poder influenciar diretamente o futuro da

 organização. RH e finanças participam preliminarmente de discussões
 sobre a visão de negócios de curto, médio e longo prazo bem como
 sobre o perfil de liderança necessário para que a estratégia aconteça.
 O negativo é a subjetividade: embora existam indicadores de
 performance em RH, ainda é muito difícil medir objetivamente a real
 eficácia das nossas ações. Conseguimos saber quantas horas de treinamento tivemos
 por empregado ou o quanto investimos, mas e quanto a real eficácia do treinamento
 nas atividades diáriasdele? Esta ainda é uma área onde temos muito trabalho a ser feito.


Silvana Vilella Castellani, gerente de RH do Hospital do Coração 
Excelente gestão de pessoas.Para existir uma excelente gestão de pessoas é preciso, primeiramente, acompanhar os
 indicadores da área com o objetivo de detectar onde estão os pontos de melhoria (críticos )
 ou os de oportunidade, comparados, inclusive, com o mercado como: resultados da instituição
 (uma empresa "saudável" normalmente tem resultados financeiros positivos);
a voz do cliente (reflete diretamente como está o nosso atendimento, nossos processos internos

, nossas falhas ou nossos pontos de melhoria e também nossas oportunidades);
o clima da empresa (mostra o nível de motivação dos colaboradores e o impacto na instituição); 

ações que visam a redução do absenteísmo e turnover; e ações voltadas para a melhoria da
 qualidade de vida e de desenvolvimento profissional.

Fernanda Ribeiro Abrantes, gerente de desenvolvimento e change management

 da Kimberly-Clark Brasil 
Excelente gestor.É aquele que entende que seu papel é o de "servir" sua equipe e não simplesmente o
 de "mandar" nela. Pode parecer simples, mas se trata uma profunda mudança cultural.

Aurélio Di Pietro, diretor de RH da Avaya
Excelente gestor.
É aquele que acredita que tudo que faz faz por meio das pessoas. Sabe se comunicar

 no sentido completo dessa palavra. E por fim, pratica diariamente "modalidades" como
 coaching, feedback, desenvolvimento de pessoas, reconhecimento. Tudo isso em um sério,
 porém alegre, clima de negócios.Maior erro do RH.Acreditar que está na empresa apenas para atender solicitações das demais áreas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário