domingo, 21 de outubro de 2012

Tanatologia - Como lidar com perdas, mudanças,medo da morte e luto.



Tanatologia - Como lidar com perdas, mudanças,medo da morte e luto.



Tanatologia - Blog Ciclo CEAP

A importância de enfocar o tema da morte está ligada ao fato de que, ao falar desta, estamos falando de vida e, ao falar de vida, a qualidade da mesma acaba sendo revista.no curso Tanatologia " Atuação clínica e terapêutica para trabalhar mudanças e perdas” ministrado pela Innover.
Lidando com Perdas físicas e símbolicas, Onipotência,trabalhando o Medo da Morte, Fases e Etapas nos Processos de Perdas e Mudanças – Estes são alguns dos temas abordados no curso Tanatologia “Atuação clínica e terapêutica para trabalhar mudanças e perdas” ministrado pela Innover- psicologia clínica e Organizacional.
A morte pode ser entendida como uma importante etapa, que provoca geralmente um rompimento e uma desorganização psíquica  vivenciadas  com muita dor. E que se repete com maior ou menor intensidade com as inúmeras e necessárias perdas ao longo da vida. A Tanatologia é o estudo que se ocupa de conceitos, reflexões e questionamentos que levam à perspectiva de novos referenciais para a compreensão do comportamento humano no que diz respeito à morte. .
Para a psicologia a própria passagem para a adolescência também consiste em um processo de luto da infância. Um luto dessa fase mal resolvido envolve um período mais prolongado de dependência dos cuidadores e posteriormente dos parceiros amorosos.
Entre os fatores que influenciam o luto dos adolescentes e crianças, destacam-se o apego e depedência com a pessoa perdida, a percepção que possuem da morte, o quanto tempo tiveram para se preparar para essa situação (luto antecipatório), e a forma de restruturação familiar no caso de perda de um membro da família. Caso o luto não seja enfrentado adequadamente é comum resultar em um transtorno traumático ou uma grande depressão.
Informções sobre o curso no blog: clinicainnover.blogspot.com.br/Nossos cursos

Innover-Atendimento clínico e psicoterapêutico baseado na tanatologia para pessoas que sofrem ou tem muita dificuldade de lidar com perdas, mortes de entes queridos,doenças e luto.
Psicóloga- Adrienne Lucas
31- 25113013/31- 97597949

Nenhum comentário:

Postar um comentário