sexta-feira, 23 de novembro de 2012

O LADO NEGATIVO DA PERSONALIDADE

O LADO NEGATIVO DA PERSONALIDADE


desempenhar papel

A noção de personalidade pode promover más interpretações, pode promover categorizações não-adaptativas que nos podem prejudicar em alguns cenários, onde a nossa suposta personalidade não se encaixa ou estar totalmente inadequada à situação. Todos representamos imensos papéis na nossa vida: o de filho, pais, irmãos, companheiro, colega, amigo, vizinho, empregado, patrão, entre outros. Certamente, que a nossa atitude difere de papel para papel, ainda que o esqueleto da nossa identidade seja o suporte e o reservatório das  nossas expressões, iremos expressar-nos de forma distinta quando representamos os distintos papéis. Uns mais que outros, todos temos um grau de flexibilidade nas nossas acões e formas de pensar, quando maior a flexibilidade de pensamento, maior será a capacidade de adaptação e adequação nas representações da nossa vida.
A rigidez da nossa personalidade, assim como a rigidez do nosso pensamento, pode provocar-nos a “ilusão” de uma personalidade muito vincada (o que na linguagem popular, dizemos de personalidade forte). Isto não é de todo uma vantagem, evoluímos, aprendemos e adaptámo-nos, essencialmente por termos conseguido desempenhar vários papéis, por conseguirmos mudar ao longo dos tempos. Por sabermos como ser e como agir num determinado cenário. Podemos expressar aquilo que somos de forma adequada e adaptativa a inúmeras situações, com diferentes soluções, sem necessariamente deixarmos de ser aquilo que queremos vincadamente (desadequadamente) ser.   Nós não somos o nosso pensamento, nós somos aquele que pensa o pensamento. O nosso pensamento cristalizado funciona como uma âncora, não nos deixa sair do “pensamento” a que estamos agarrados. E isto pode ser uma desvantagem, é negativo na grande maioria da vezes.

DESENVOLVIMENTO PESSOAL

Talvez a realização mais importante que um indivíduo pode fazer na sua busca de crescimento pessoal é que não existe uma fórmula única que define o caminho para o sucesso. Todos nós temos metas e prioridades diferentes em diferentes alturas da nossa vida, o que significa que diferentes atividades e atitudes que vamos tendo na nossa vida, podem fazer-nos sentir igualmente bem acerca de nós mesmos quando representamos diferentes papéis. Nós também temos diferentes pontos fortes e fraquezas naturais que fazem parte da nossa forma de ser. Então, de que forma podemos nós sentirmo-nos bem sucedidos nas nossas vidas?

PERCEBA O QUE É IMPORTANTE PARA VOCÊ

Cada tipo de pessoa tem uma ideia diferente do que significa ser bem sucedido. O auto-conhecimento é um objetivo comum que nos ajuda a alcançar o sucesso pessoal. Assim, muitas pessoas estão aceitando para si a ideia de outros acerca do que significa ser ter sucesso, e isto acontece porque não têm conhecimento do que é verdadeiramente importante para elas. Isso é completamente normal, mas pode transforma-se em algo prejudicial se não tivermos os devidos cuidados. Todos nós, seguimos algumas pessoas que nos servem de modelos, influenciam as nossas opiniões, no entanto é importante percebermos que podem ter valores básicos que são bastante diferentes dos nossos. Se este for o caso, é importante reconhecer que a discrepância entre o que foi ensinado como sendo verdadeiramente importante  e, aquilo que pessoalmente acreditamos que seja realmente importante é devido a uma diferença de perspectiva, entre nós e o modelo.Se nós gastamos o nosso tempo e esforço tentando encontrar alguém que nos dê a sua ideia de sucesso, e ignorarmos ou menosprezarmos as mensagens conflituosas da nossa própria mente, então por certo estaremos a traçar um caminho para o esgotamento e infelicidade. Perceber o que é verdadeiramente importante para nós é um grande passo para alcançar o sucesso pessoal.     Escola psicologia
Adrienne Lucas-Psicoterapia/Consultoria em gestão de pessoas 


Nenhum comentário:

Postar um comentário