segunda-feira, 19 de novembro de 2012

O que é um Salário Emocional?

O que é um Salário Emocional?


Você já parou para questionar a razão que leva inúmeros profissionais, que recebem salários expressivos, a pedirem demissão ou se sentirem insatisfeitos com a empresa em que atuam? Isso nos remete ao fato de que uma remuneração atraente nem sempre é suficiente para elevar os níveis de satisfação interna, uma vez que as pessoas não são apenas números nas folhas de pagamentos, mas sim seres que possuem sonhos e que desejam ser reconhecidos. 

Segundo ele, o salário emocional compreende os fatores motivacionais que fazem com que as pessoas queiram permanecer em uma empresa. Para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada pela Kienbaum com aproximadamente 18 mil líderes, apontou que os fatores que mais importantes influenciam para a retenção nas empresas são progresso na carreira, aprendizado e o desenvolvimento. Durante a entrevista, Fausto Álvares assinala outra questões que devem ser sinalizadas como prioritárias, para as empresas que desejam atrair e reter seus talentos. Salário emocional são fatores motivacionais que fazem com que as pessoas queiram permanecer em uma empresa. Em pesquisa realizada pela Kienbaum com aproximadamente 18 mil líderes, e estamos falando de diretores, gerentes e demais lideranças, as pessoas nos disseram que o primeiro fator mais importante para elas está relacionado ao progresso na carreira, ao aprendizado e ao desenvolvimento. O segundo fator mais importante é a própria natureza das atividades, pois para elas têm que ser um trabalho desafiador. O terceiro fator inclui o trabalho de conteúdo enriquecedor, fazer a diferença e trazer uma efetiva contribuição. A remuneração vem apenas em quarto lugar. O salário emocional deve fazer-se presente sempre, por meio de ações de retenção que atendam às aspirações dos colaboradores, como possibilidades reais de progresso, crescimento pessoal, desenvolvimento constante e novos desafios.A contribuição que o RH pode dar é muito grande e decisiva no processo de motivação e retenção de pessoas, por meio do salário emocional. A área de Recursos Humanos deve levar o tema de forma estruturada para o grupo que tem a responsabilidade pelas decisões mais importantes e estratégicas da organização.
O salário emocional está diretamente ligado ao clima e ao desempenho das pessoas. Se estivermos em uma organização que nos oferece possibilidades de crescimento pessoal, de aprendizado continuo, de desenvolvimento, um trabalho desafiador, onde tenhamos a oportunidade de mostrar que podemos trazer uma contribuição diferenciada, o clima será muito melhor e desempenho também, para que as pessoas acompanhem e mereçam todas as possibilidades que surgirem na organização.

Innover-(BH)
Consultoria,treinamentos e clima organizacional
Tel:(31)25113013/innovercpo3@gmail.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário