quarta-feira, 21 de novembro de 2012

PREOCUPAÇÃO E ANSIEDADE – DICA 1: ACEITE A INCERTEZA

PREOCUPAÇÃO E ANSIEDADE – DICA 1: ACEITE A INCERTEZA



A incapacidade de tolerar a incerteza desempenha um papel central no aumento da ansiedade e    preocupação(ruminação a possível ameaças irreais/reais). As pessoas que sofrem de preocupação crónica têm um impulso enorme para o esclarecimento de todas as suas dúvida e imprevisibilidade. Elas precisam saber com 100% de certeza o que vai acontecer. Preocupar-se é visto como uma maneira de prever o que o futuro lhes reserva, uma forma de evitar surpresas desagradáveis e controlar os resultados. O problema é que esta estratégia de querer saber o que vai acontecer no futuro e/ou certificar-se que as coisas temidas não irão acontecer, simplesmente não funciona.
Pensando em tudo o que podia dar errado, não torna a vida mais previsível. Você pode sentir-se mais seguro accionando a sua tendência mental para a preocupação, mas é apenas uma ilusão. Focalizando os piores cenários não vai certamente impedir que algumas coisas ruins aconteçam. Apenas irá impedir que você aproveite e goze as coisas boas que tem no  momento presente. Então se você quer parar de se preocupar e pretende aliviar a ansiedade, comece por resolver a sua necessidade de segurança e respostas imediatas.
Desafiar a intolerância de incerteza: A chave para o alívio da ansiedade
Pergunte a si mesmo as seguintes perguntas e anote as suas respostas. Veja se você consegue chegar a um entendimento das desvantagens e problemas de ser intolerante com a incerteza.
  • É possível ter certeza sobre tudo na vida?
  • Quais são as vantagens de querer ter a certeza de todas as coisas, versus as desvantagens? Ou, como é que a necessidade de ter a certeza é algo útil ou prejudicial na vida?
  • Você tende a prever que algumas coisas ruins possam acontecer apenas porque são incertas? Isso é uma coisa razoável a fazer? Qual é a probabilidade de resultados positivos ou neutros acontecerem?
  • É possível viver com uma chance pequena de que algo de negativo pode acontecer, dado que o seu risco é muito baixo? Escola psicologia

Adrienne Lucas
Contato- (31)25113013/(31)97597949

Nenhum comentário:

Postar um comentário