domingo, 31 de março de 2013

Falar durante o sono

Falar durante o sono
É comum ouvirmos pessoas falando durante o sono, saiba o porque isto ocorre.
Você conhece algum sonilóqio?
O sonilóquio é o nome do distúrbio benigno (sem impactos na saúde) que se dá ao indivíduo que "sofre" deste mal do sono.
Durante o sono existem 5 estágios distintos, entre a mudança de estágios, especialmente dos mais leves para os mais profundos e vice-versa é que ocorre esta "falha" no repouso do falar e a pessoa balbucia algumas pérolas.
Esta falha é expressa em frases, palavras e resmungos. É muito frequente em crianças até 3 anos (50% delas falam) dormingo pelo menos uma vez na semana. Isto ocorre porque os sistemas neurais que controlam o sono ainda não estão totalmente maduros.
Por que isso ocorre?
O Dr. Sandro Tubini (psicólogo e psicoterapeuta), explica que "Em adultos, o sonilóquio costuma ser ocasional e associado a situações de pressão mental, onde o estresse e a ansiedade aceleram o cérebro. Mas é usual que ocorra este balbucio especialmente porque todos nós sonhamos e quando ocorre esta falha no repouso do falar expressamos algo relacionados ao sonho que estamos tendo no momento". 
O que é dito?
Cada episódio dura menos de um minuto, com pequenas frases e palavras que acabam sendo pequenos murmúrios incapazes de serem decifrados e o conteúdo geralmente está associado à memória de fatos que a pessoa viveu durante o dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário