domingo, 10 de fevereiro de 2013

4 Maneiras de treinar o seu cérebro para a positividade

Aprender a positividade

Isso provavelmente não é nenhuma novidade para qualquer um que tenha aprendido a tocar piano, falar uma segunda, ou terceira, língua. Então, qual é o problema?
Esta plasticidade cerebral mesmo lhe permite dominar habilidades simples ou esportivas, também permite que você se treine para ser mais positivo.
Chen cita o trabalho de Shawn Acor, autor de The Happiness Advantage. Assim como podemos treinar o cérebro para reconhecer mais facilmente os padrões Tetris, podemos treinar o cérebro para fazer a varredura para as coisas boas da vida.
Isso pode ser muito útil para nos ajudar a ver mais as possibilidades, de sentir mais energia e para ter sucesso em níveis mais altos. Essa é o chamado efeito positivo do Tetris.
Posicione-se na sua vida com mais positividade.
Posicione-se na sua vida com mais positividade.

Lição de casa da felicidade

Então, como fazer isso? Chen oferece 4 intervenções muito simples que podem, com o tempo reprogramar o seu cérebro de forma mais positiva:

#1. Procure 3 pontos positivos diariamente

Ao final de cada dia, faça uma lista de 3 coisas boas que aconteceram especificamente naquele dia e refletir sobre o que faz com que elas aconteçam.
As coisas boas podem ser qualquer coisa: esbarrar em um velho amigo, um comentário positivo de alguém no trabalho, um por do sol bonito.
Celebrar pequenas vitórias também tem efeito comprovado de alimentar a motivação e inflamar a alegria. Como você grava suas coisas boas diariamente, você tende a se sentir melhor.

#2. Dê uma mensagem diária de incentivo para alguém

Pegue as coisas positivas melhorando para reconhecer as pessoas que você notou que também mudaram positivamente.
Tire 1 minuto para agradecer ou reconhecer alguém por seus esforços, de amigos e familiares para as pessoas no trabalho. Uma ótima maneira de fazer isso é através do envio de e-mail diário para alguém.
Pode ser a sua antiga professora, com os conselhos que você tem seguido diariamente, um colega de trabalho ou alguma pessoa que você conheceu. Mostre coragem e diga obrigado.

#3. Faça algo agradável

Atos de bondade impulsionam a felicidade. Algo pequeno e simples pode fazer muitas pessoas sorrirem. Parando para pensar algo agradável é um hábito que tem o poder de tirar as pessoas do loop da negatividade.
Faça algo de bom, mesmo que um pequeno gesto, como comprar um café para alguém.

#4. Cuide da sua mente

Quando estamos de cabeça cheia, não conseguimos prestar atenção ao momento, muito menos julgar as coisas que estão acontecendo à nossa volta.
Ao abrirmos nossa consciência para além da maneira estreita de pensarmos negativamente podemos ajudar a trazer de volta mais equilíbrio e positividade para nossa vida.
Cuide da sua mente. Cabeça cheia não vai ajudar a você resolver todos os problemas.

É possível mudarmos a maneira de ver o mundo

Você concorda?
É possível enxergarmos as coisas boas, sem deixar com que as dificuldades atrapalhem no nosso rendimento, o que vai fazer com que consigamos, cada vez mais, superarmos os nosso desafios diários.
Ao nos estressarmos e nos lamentarmos estamos prejudicando a nossa própria capacidade cerebral que vai influenciar diretamente nas nossas atitudes e no resultado final de tudo aquilo que produzimos.
___
Este artigo foi adaptado do original, “4 Ways to Train Your Brain for Positivity”, da revista Inc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário