segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

O carnaval e as competências

O carnaval e as competências
O carnaval é um evento social muito festejado no mundo, de diversas formas, mas o do Brasil é amplamente reconhecido por suas peculiaridades, especialmente por duas formas de manifestação pública: os desfiles de blocos de ruas e o desfile de escolas de samba. Os desfiles de blocos se caracterizam pelo seu caráter mais brincalhão, algumas vezes fazendo críticas a questões políticas e sociais. Mas o que melhor diferencia o carnaval do Brasil são os desfiles de escolas de samba, especialmente no Rio de Janeiro. Evento que é assistido por milhares de pessoas ao vivo, e por milhões via transmissões televisivas reproduzidas em muitos países.
E por que os desfiles de escolas de samba causam tanta admiração, tanto impacto em milhões de pessoas?  Por que grande número de estrangeiros vem todos os anos assistir os desfiles de escolas de samba?
Por um conjunto de competências mostradas pelas escolas em seus desfiles.
É bem verdade que a grande maioria das pessoas não assistem esses desfiles observando variados aspectos de competências, como eu me acostumei a fazer.  Isto porque dediquei-me a este tema – competência – em livros, artigos e em muitas das centenas de palestras que fiz,  dentro de empresas (elaborei a descrição detalhada de grande quantidade de cargos e profissionais destacando os requisitos de competências requeridos por eles), em cursos  e em congressos,  abordando o tema competências. Cabe comentar, a propósito, que muitas vezes, nessas palestras, perguntei aos participantes quantas competências achavam que tinham e a grande maioria das pessoas acreditavam possuir algumas, não mais que cinco, competências. Ou seja, regra geral as pessoas não conhecem bem o significado de competências e não têm consciências das numerosas competências que possuem.
Voltando às escolas de samba: regra geral elas mostram diversas competências, tais como: organização (planejamento, obtenção e administração dos recursos financeiros e materiais, etc) harmonia do conjunto, criatividade – especialmente nas fantasias e alegorias – na beleza da música, das fantasias, dos carros alegóricos, etc.
Costumava dizer, em palestras, que se fosse dono ou diretor de empresas industriais e comerciais, buscaria supervisores e gerentes nas lideranças das escolas de samba, treinando-os tecnicamente.  A propósito, é mais fácil treinar gestores para exercer suas tarefas técnicas e organizacionais do que para exercer funções e papéis de liderança. Isto porque funções técnicas e organizacionais se aprende bastante em cursos, enquanto que competências pessoais de liderança, criatividade, de comunicação, de empatia, por exemplo, se aprende mais na vivência prática.
Sugiro aos leitores que pratiquem a observação de aspectos de competências e habilidades mostrados  em diversas situações -  tais como: atendimento que recebemos no comércio, nas atuações em filmes,  novelas e outros programas de TV,  nos jogos de futebol, vôlei e basquete. Para aqueles que trabalham em empresas, observem as formas de atuação e atitudes das chefias sob o prisma de competências.
E agora, em tempos de carnaval, observem as diversas manifestações de competências, especialmente nos desfiles das escolas de samba, atentando para aspectos acima mencionados.
Enio Resende

Nenhum comentário:

Postar um comentário