segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Valores repelentes e valores positivos. Sabe a diferença?



Valores repelentes e valores positivos. Sabe a diferença?
Texto de Adriano Lachovski – TetraCoach DHO

Já ouviu falar em valores repelentes? Pois é, pouca gente sabe, mas é interessante entender que em primeiro plano evitamos a dor a qualquer custo. Ou seja, buscamos ficar longe o bastante da dor para não sermos acometidos por nossos valores repelentes, que devemos saber quais são em ordem de prioridade e importância. Como exemplo de valores repelentes: a rejeição, a raiva, a frustração, a culpa, etc.
Portanto, primeiramente atenderemos àqueles valores repelentes em detrimento dos nossos valores positivos ou atraentes como: amor, contribuição, honestidade, sabedoria etc., cada um têm os seus e servem como verdadeirosguias de todas as nossas ações. Por analogia, podemos dizer que nossos valores repelentes e/ou positivos são onosso GPS. É com base neles que estamos programados a fazer as escolhas dos nossos caminhos e aonde queremos chegar.

Um exemplo prático: suponha que temos um indivíduo que tem como um de seus primeiros valores em um total de seis – a segurança – e como primeiro valor repelente em três– a humilhação – Quando esse indivíduo for convidado naturalmente a saltar de paraquedas, certamente negará a aventura, pois prima muito por segurança. Agora, se no mesmo caso, suponhamos que por uma comoção nacional, onde aquele salto se realizado, traria um grande benefício à pátria, pois está sendo esperado com fervor pelo povo que ele salte... Pois se não saltar, será humilhado por toda a população...
Adivinhe?  - Não tenha dúvidas, ele vai lá e salta. Passando por seu valor maior - a segurança - pois jamais suportaria conviver com todas as pessoas humilhando-o.

Saber quais são nossos valores e partir para atendê-los diuturnamente em todos os aspectos de nossas vidas, fará com que tenhamos respeitada a nossa essência e consequentemente nossa qualidade de vida aumenta, recompensando-nos com a tão procurada felicidade. Respeitando seus valores é garantia certa da presença dostrês principais neurotransmissores relacionados com a felicidade, o humor, a energia e a disposição no ser humano que são: a  serotonina,  dopamina e noradrenalina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário