segunda-feira, 15 de abril de 2013

7 Competências Criticas para o Sucesso em qualquer Emprego


7 Competências Criticas para o Sucesso em qualquer Emprego

Em um mundo competitivo e em constante evolução além da educação formal adquirida através dos cursos de aperfeiçoamento, técnicos e universitários é requerido cada vez mais dos profissionais contemporâneos ter competência que é o tão conhecido CHA (Conhecimento, Habilidades e Atitudes).

·  Conhecimento – informação adquirida através de estudos ou pela experiência que uma pessoa utiliza “Saber”

·  Habilidade – é a capacidade de realizar uma tarefa ou um conjunto de tarefas em conformidade com determinados padrões exigidos pela organização “Saber fazer”


·  Atitude – comportamento manifesto que envolve habilidade e traços de personalidade, diretamente relacionado com o querer e a ação “Querer fazer”





Se destaque no meio da multidão

Ao mesmo tempo em que o profissional necessita possuir diversas capacidades e possuir uma visão holística é requerido também que este mesmo profissional se destaque dos demais em algum aspecto, listaremos abaixo as 7 competências criticas para o sucesso profissional em qualquer cargo, empresa ou ramo de atuação. Sirva-se delas sem moderação!

1. Auto-motivação: Capacidade de se motivar continuamente, independente das situações adversas ou contratempos que possam ocorrer em suas vidas. Hoje é mais importante para as empresas os profissionais que se motivam sozinhos, independente de qualquer bônus no salário, encorajamento dos superiores ou mesmo de palestra motivacionais.

2. Bom humor: Arte de gerenciar o próprio estado de espírito, para enfrentar o trabalho do dia a dia e a vida pessoal, mantendo harmonia interior e alegria de viver. A alegria e o bom humor nas relações de trabalho abrem portas e geram oportunidades.

3. Produção de conhecimento: Capacidade de crescer profissionalmente, adquirindo conhecimentos relativos à sua profissão, e que sejam relevantes para a organização em que trabalha, como também para sua carreira em particular.

4. Liderança: Capacidade de influenciar pessoas e tirar o melhor delas, levando-as a serem competentes e motivadas por trabalharem em equipe.

5. Relacionamento Interpessoal: Capacidade de se comunicar com as pessoas em geral de forma eficaz, conviver bem, manter um bom clima no ambiente organizacional. O relacionamento interpessoal gera networking e consequentemente maior produtividade, pois o trabalho na atualidade é cada vez mais realizado em grupos, e ter boas relações faz fluir os processos.

6. Criatividade: Capacidade de criar e perceber coisas novas, gerar novas maneiras de fazer tarefas, reinventar métodos, ferramentas, sistemas, produtos, formas de trabalhar e melhorar os processos.

7. Capacidade de sonhar: Exercício de imaginar coisas impossíveis e criar condições para realizá-las. É manter um alvo desejado (sonho) e através de ações tangíveis (metas) fazer o desejo tornar-se realidade pelas ações, esforços, trabalho, imaginação, persistência e pela fé. 

Nota: Para desenvolver essas competências você também pode lançar mão de 3 ferramentas:
- Fazer uma auto-avaliação para mapear seus pontos fortes e fracos;
- Solicitar feedback de colegas de trabalho, clientes e superiores;
- Fazer cursos especializados ou procurar a consultoria de um coach para se desenvolver.

Evidentemente que existem outras competências necessárias ao desenvolvimento de uma carreira que o profissional necessita esta atento, mas estas sete competências apresentadas certamente terão um peso fundamental para projetar sua carreira para sucesso profissional. Siga em frente e muito sucesso!

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