domingo, 28 de abril de 2013

Habilidades sociais (mapa de competências de IE)


Habilidades sociais (mapa de competências de IE)

Habilidades sociaisHabilidades sociais são a dimensão do “eu gerencio os outros”. Trata-se de competências-chave para o exercício da liderança e também estratégicas para nossa projeção no ambiente de trabalho ou social.
 Influência – Convencer e mobilizar os outros
O que faz a pessoa que tem essa competência (indicadores):
- Tem consciência de como o seu estado de espírito influencia o dos outros
- Cria proximidade com os outros, deixando-os à vontade na presença dela
- Sabe chamar atenção para si
- Leva em conta sentimentos, interesses e resistências dos outros para argumentar com eles
Comunicação – Compartilhar informações e ideias
O que faz a pessoa que tem essa competência (indicadores):
- Sabe ouvir os outros com atenção e serenidade
- Compartilha informações abertamente
- Preocupa-se em transmitir mensagens de modo que os outros entendam
- Adequa a mensagem conforme o estado emocional das pessoas
- Lida de forma direta com questões delicadas
- Mantém os canais de comunicação abertos tanto para boas como más notícias
Gerenciamento de conflitos – Mediar e solucionar discordâncias
O que faz a pessoa que tem essa competência (indicadores):
- Usa delicadeza e diplomacia para lidar com pessoas difíceis e situações tensas
- Identifica os pontos de discordância para que se possa solucioná-los
- Incentiva a discussão aberta entre as partes em conflito
- Facilita a criação de soluções para o conflito
Liderança – Inspirar e conduzir indivíduos ou grupos
O que faz a pessoa que tem essa competência (indicadores):
- Desperta nas pessoas entusiasmo e comprometimento em trabalhar por um objetivo
- Assume a liderança de um grupo quando necessário, independentemente de sua posição
- Guia o desempenho dos outros e assume a responsabilidade pelo que eles fazem
- É um exemplo de conduta para as pessoas
Facilitação de mudanças – Iniciar e/ou gerenciar mudanças
O que faz a pessoa que tem essa competência (indicadores):
- Reconhece a necessidade ou oportunidade de mudanças
- Contesta o status quo e supera as barreiras à mudança
- Defende as mudanças e recruta pessoas para levar o movimento adiante
- Modela as mudanças esperadas nas outras pessoas
Criação de vínculos – Criar e manter relacionamentos de auxílio mútuo
O que faz a pessoa que tem essa competência (indicadores):- Busca e aceita estabelecer relacionamentos mutuamente benéficos
- Cria proximidade e mantém-se em contato com outras pessoas
- Mantém diversas formas de contato (redes sociais, eventos presenciais)
- Cultiva amizade com os colegas de trabalho
Cooperação – Trabalhar com outras pessoas visando atingir objetivos comuns
O que faz a pessoa que tem essa competência (indicadores):- Colabora com os outros, compartilhando objetivos, informações e recursos
- Promove um clima amistoso de colaboração
- Mantém o equilíbrio entre o foco na tarefa e o cuidado com os relacionamentos
- Identifica e alimenta oportunidades de colaboração
Percepção política – Entender os interesses que movem os grupos de pessoas
O que faz a pessoa que tem essa competência (indicadores):
- Entende os fatores que influenciam as ações e opiniões dos grupos
- Interpreta os acontecimentos de forma imparcial e objetiva, sem a interferência – de seus julgamentos e preconceitos
-Identifica as pessoas que têm poder de decisão nos grupos
- Sabe conciliar os interesses dos grupos para o atingimento de objetivos comuns
Alavancagem da diversidade - Gerar oportunidades de expansão por meio da diversidade humana
O que faz a pessoa que tem essa competência (indicadores):
- Respeita a diversidade humana (de culturas, nacionalidades, etnias, religiões etc) – Convive bem com pessoas diferentes, com aceitação das diferenças
- Valoriza os diferentes modos de pensar e atuar das pessoas e aprende com isso

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