segunda-feira, 1 de abril de 2013

Padrão Automático de Comportamento. Qual a semelhança entre você e o Garfield?




PAC – Padrão Automático de Comportamento. Qual a semelhança entre você e o Garfield?

Olá amigos, é com grande prazer que venho apresentar mais um artigo arrebatador sobre comportamento, liderança e carreira, com elementos claros para turbinar seu PODER PESSOAL… Para termos um parametro, apresento a “tirinha” abaixo que demonstra concretamente o que vou explanar:





Qual a semelhança entre voce e garfield?? www.academiadosvencedores.com.br

Qual a semelhança entre voce e garfield?? www.academiadosvencedores.com.br
Como eu sempre digo em nosso programas de mentoring e treinamento para líderes e executivos,


Todos os seres humanos possuem PAC, estão “emPACados” em costumes, crenças, modos, vícios, jeitos, que muitas vezes não acrescentam nada no seu dia a dia, e P.A.C. nada mais é que Padrão Automático de Comportamento, ou seja, o famoso piloto automático que por diversas vezes nos ajuda a fazer processos com maestria, como dirigir por exemplo, e muitas vezes nos sabota, e destrói nossos resultados, relacionamentos, projetos e sonhos…
Para elucidar, vamos dividir por áreas da vida… Em nossos cursos trabalhamos sempre algo, que eu chamo de cinco saúdes, cinco grandes áreas da vida, que são essenciais para o ser humano viver bem, entender seu papel, sua identidade e focar no mais importante que é a solução, vamos a elas:
1 – Pessoal: O fator entender você mesmo, gostar do seu jeito, melhorar a cada dia a sua mente, seu espírito, seu físico, enfim engrandecer tudo aquilo que vai nos dar PODER para ter melhores pensamentos, ótima gestão emocional e por fim agir com maestria, porém como a maioria das pessoas não tiveram educação comportamental de base, o ser humano erra feio nestas horas, e ai entram os “PACs”, “eu sempre fiz deste jeito”, “eu sempre durmo tarde”, “eu quero, porque eu quero”, “sou eu que sei de mim”, “eu escovo os dentes com a torneira aberta mesmo, que se dane o mundo”, e assim vamos… Padrão Automático de Comportamento é algo comum a todos nós, o que temos que mensurar na vida pessoal, se esses modos estão nos ajudando ou atrapalhando, se você notar que está emPACado, que sua vida não prospera, que você esta nervoso com você mesmo, está pra baixo, ou acelerado, beirando níveis de estresse, o meu convite é: Como seria trocar o programa? Como seria evoluir para uma vida melhor? Se a resposta for sim, pergunte a você mesmo, como eu posso fazer isto? Qual o primeiro passo? Descobriu o primeiro passo, por favor, “desemPACa” e aja, vá para novas ações, busque novos padrões para sua vida, tenho certeza que você merece ser feliz, e digo também: “É só você querer, e acreditar E FAZER DIFERENTE…”
2 – Social: Como nós somos espelhos de nossa mente, levamos o nosso jeitinho para a vida social, ou seja, nos comportamos com amigos e conhecidos como se o mundo girasse em torno do nosso “way of life”, e claro que as outras pessoas também seus “PACs”, seus jeitinhos, e muitas vezes o que vemos na sociedade são pessoas disputando espaço, competindo, querendo mostrar para “seus amigos”, que podem mais, que sabem mais, que sentem mais… E esses padrões só levam a péssimas relações, onde impera o ódio, a inveja, o medo, a falta de confiança… Outro padrão “emPACado” são os “Maria vai com as outras”, que usam da desculpa do fator social para fazer coisas que os outros fazem, “ah eu tenho que fumar pra ser aceito”, “tenho que beber para estar junto com os manos”, “eu tenho que comprar roupa de marca para frequentar tal sociedade”, todos estes padrões geralmente são limitantes e efêmeros, você atende o seu ego agora e acaba tendo péssimas relações depois, porque as pessoas vão valorizar suas coisas, e não sua essência… Então o grande convite no fator social, se você já sabe disto, que tal focar em ter relações saudáveis de verdade? Como você pode começar a fazer isto?
3 – Visão de Mundo: Sempre afirmo também em nossos treinamentos, que visão de mundo é condição “sine qua non” para o sucesso, se você fecha seus olhos para você mesmo, para as pessoas e para o mundo, certamente “tiros no escuro” serão dados, e depois como um PAC gera novos PACs, você começa a ver, sentir e ouvir o mundo de forma desconexa, e passa a reclamar do governo, reclama do vizinho, xinga o técnico da seleção, e se brincar você vai começar a reclamar até deste artigo, pois o “louco” que está escrevendo isto, está me tirando da zona de conforto… E ai, quer evoluir de verdade? Quer encarar a realidade e agir, ou vai fugir para ilha da fantasia? Tenho certeza que você é inteligente e a partir deste momento, você vai começar abrir seus olhos para os detalhes, para novas possibilidades que existem em sua vida!
4 – Profissional: Pense bem se não tivéssemos profissão e possibilidades de trabalho o que aconteceria com nossas vidas? Trabalhar é essencial para buscarmos e conquistarmos aquilo que sonhamos e planejamos, porém a grande maioria das pessoas insiste em focar no problema no trabalho, em brigar com o coleguinha, querer falar alto pra perturbar quem está quieto, profissionais que insistem em dizer, “eu sou métodico mesmo” e ficam fazendo pequenos atos pra provar que eles são a cara da chatice, e brigam até com o mosquito que pousa sobre a luminária, e fora os PACs tipo, “eu só escrevo com a MINHA caneta”, “eu só tomo água no meu copo dos tempos da vovó”, “sou eu que mando aqui”, “eu só trabalho sem pressão”… Sinceramente ahhhhh para oooooooo… Na vida real, na vida profissional, toda empresa vive de RESULTADOS, e não estou falando de “resultadinhos”, que no ano passado eram ótimos, mas pra esse ano pode ter certeza, já não são mais, pra isso eu, você, eles, e nós (como diríamos na Programação Neurolinguística de terceira geração) precisamos crescer, mudar, e permitir entender nossos pontos fortes e fracos, e também os pontos fortes e fracos de outras pessoas… A Partir disto pergunto: Quais elementos e recursos você precisa aprender ou ter para entender de gente e liderar pessoas e o mercado??
5 – Familiar: Tenho assessorado dezenas de executivos, empresários, profissionais liberais e líderes que são excelentes profissionais, gente que trabalha nas melhores empresas nacionais e multinacionais e reclamam fortemente de “picuinhas” com seus familiares, problema porque sua mãe muito brava, que seu pai é “antigo, antiquado”, que seu irmão é muito desorganizado, que é adotado, que seu marido ronca, que as crianças falam muito, enfim… Como eu sempre digo, nós só podemos controlar aquilo que é nosso, ou seja, e nenhuma pessoa é sua propriedade, afinal a escravidão acabou faz muito tempo, porém infelizmente as pessoas acham que podem “mudar” o outro na marra, esses dias em uma reunião de avaliação, uma mãe nos trouxe a filha, dizendo que a mesma era um problema sério, em cinco minutos de conversa, descobrimos que a solução estava em focar na mãe, a nobre senhora levantou-se pegou agua pra ela, e nem perguntou pra filha de quase 20 anos de idade, se ela queria, simplesmente “toma, estou mandando, eu que sei”… Então se você quer que as pessoas evoluam, o grande convite é que tal aprender a lidar com suas emoções? Como seria ter técnicas maravilhosas e arrebatadoras para envolver pessoas de forma sutil? Que tal considerar que a fonte de mudança está em você e não nos outros?
5 saudes - Academia dos Vencedores :: Mentoring, Coaching & Inteligência Tridimensional
5 saudes – Academia dos Vencedores :: Mentoring, Coaching & Inteligência Tridimensional
Como eu costumo dizer para meus coachees, mentees e clientes, que todos nós, nascemos para brilhar, que somos estrelas, porém muitas vezes somos “apagados”, e muitas vezes por Padrões Automáticos de Comportamento… Imagine uma lâmpada e seu interruptor… Por diversos momentos as pessoas tentam apagar nossa luz, ai você vem lê um texto motivacional ou um livro de autoajuda, e ai você acende de novo, ai vem seu chefe, e te apaga, ai você vê uma imagem legal e se acende novamente, sinta só, se ficarmos nesse padrão acende apaga certamente uma hora a lâmpada vai sofrer um curto e vai se apagar de vez…
É isto que você quer? Tenho certeza que não!!! Então pare de ser como o nosso personagem GARFIELD, que quando não tem do que reclamar, acaba reclamando da vida estar boa, do céu estar azul, da água ser incolor, insípida e inodora… Nosso convite pra maestria, para o PODER PESSOAL é evoluir, buscando elementos e práticas da inteligência tridimensional* para ser o melhor que você nasceu pra ser!! Vamos Juntos? Go PLaY?!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário